style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Vacinas foram aplicadas em ambiente interno na Policlínica Central José Erasmo Crossetti
A vacinação da gripe em Santa Maria teve continuidade na manhã desta quarta-feira, mas com baixa procura. Ao todo, 24 unidades de saúde espalhadas pela cidade disponibilizaram as doses entre 8h e 12h. A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá continuidade na cidade na sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h, nos mesmos locais (veja abaixo).
Na Policlínica Central José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, o movimento era tranquilo, sem formação de filas. Diferente dos outros dias, as doses eram aplicadas na parte interna, ao contrário do que vinha acontecendo, em virtude do frio.
VÍDEO: vendas para o Dia das Mães não atingem expectativas de lojistas
A cuidadora Siderleia Brasil Lopes, de 50 anos, aproveitou o pouco movimento e encarou o frio de 10°C por volta de 8h45min para receber a imunização. Ela tem pressão alta e considera a vacina importante:
- Me vacino todos os anos, desde o começo das campanhas. É importante para fortalecer a saúde, a gente precisa se cuidar.
No Centro Social Urbano, na Vila Oliveira, a situação foi semelhante. Nos cinco minutos que a reportagem permaneceu no local, por volta de 9h, ninguém apareceu para ser imunizado. No começo da campanha, a fila no local costumava reunir mais de 100 pessoas no começo da manhã.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Procura pelas vacinas no Centro Social Urbano foi tranquila
As doses continuam sendo destinadas para doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários, além de idosos e profissionais da saúde.
Até a tarde desta quarta-feira, a prefeitura ainda não havia contabilizado o número de doses aplicadas. Também não há dados de quantas pessoas foram imunizadas durante a segunda fase da campanha, que ainda está em andamento.
O Dia de D de Vacinação Contra a Influenza, que estava marcado para o próximo sábado, foi suspenso pelo Ministério da Saúde. Também foi prorrogado o início da próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação, dividindo em duas etapas o público-alvo que ainda não havia sido contemplado. Em consequência, a estratégia de vacinação seguirá até 5 de junho, ganhando duas semanas a mais.
VÍDEO: quarta-feira registra temperaturas baixas e tempo firme em Santa Maria
A terceira etapa, de 11 a 17 de maio, contempla crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. A quarta etapa, de 18 de maio a 05 de junho, vacinará adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.
VACINAÇÃO NO INTERIOR
Na manhã de quarta-feira, também foram vacinadas pessoas do público-alvo na localidade de Alto das Palmeiras, no distrito de São Valentim, e na localidade de Sagrado Coração, distrito de Boca do Monte. Na segunda-feira, a Unidade Móvel de Saúde esteve na localidade de Banhados, distrito de Santa Flora, onde foram vacinadas 44 pessoas.
NOVAS DOSES
De acordo com a prefeitura, o município recebeu nesta quarta-feira mais 22900 doses para a sequência da imunização. Já o Estado recebe nesta quarta-feira mais 900 mil doses da vacina (H1N1, H3N2 e Influenza B). Com esse quantitativo, o RS já recebeu o equivalente a 80% de todas as doses previstas para a Campanha deste ano, totalizando 5.069.741 frascos, que são produzidos pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Uma vez que o Estado recebe as doses, elas são repassadas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e, então, aos municípios. Essa nova remessa tem previsão de chegar aos postos de saúde até o fim desta semana (até 8 de maio).
*colaborou Felipe Backes
PONTOS DE VACINAÇÃO
- ESF Alto da Boa Vista, na Rua 25 de Abril, junto à Escola Adelmo Simas Genro
- ESF Bela União, na Rua Cruz Alta, 18, Vila Bela União
- Centro Social Urbano, na Rua Venâncio Aires, 2.645, Vila Oliveira
- UBS Dom Antônio Reis, na Rua Izidoro Grassi, 277, Bairro Medianeira
- UBS Floriano Rocha, na Rua Benjamin Ávila, 12, na Cohab Santa Marta
- UBS Itararé, na Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé
- Policlínica Central José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, 1.752
- UBS Kennedy, na Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, Bairro Salgado Filho
- ESF Vila Lídia, na Rua Maestro Ribas Barbosa, 13, Vila Lídia
- ESF Vila Maringá, na Rua João de Barro, 1.313, Cohab Maringá
- UBS Waldir Mozzaquatro, NA Rua Félix Manarim, Vila Shirmer
- UBS Oneyde de Carvalho, na Rua Otacílio Pitan, Vila Lorenzi
- UBS Passo das Tropas, na Rua Antônio Khol, nº 99, Passo das Tropas
- ESF Roberto Binato, na Vila Caramelo
- UBS Ruben Noal, na Av. Paulo Lauda, 80, Bairro Cohab Tancredo Neves
- ESF Santo Antão, próximo à Escola Manoel Ribas
- ESF Vila Santos, na Rua Antônio Foletto, 3, Vila Santos
- UBS São Francisco, Rua Santa Maria, s/nº - Residencial Dom Ivo Lorscheiter
- ESF São João, na Rua Palestina, 335, Vila São João
- ESF São José, Rua Antônio Gonçalves do Amaral, 1.000, Bairro São José
- ESF Vila Urlândia, NA Rua Valdir da Silva, 495, Vila Urlândia
- ESF Vitor Hoffman, na Rua Distrito Federal, 80, Vila Rossi
- UBS Walter Aita, na Rua Luiz Petry, Cohab Fernando Ferrari, Bairro Camobi;
- UBS Wilson Paulo Noal, na Rua Monte Carlo, Bairro Camobi